FM - Primeiro Semestre

Ementa: Com o objetivo de ensejar aos alunos aprofundamento temático e interdisciplinar, aprimoramento da reflexão filosófica no contato com outras áreas da cultura e interação com a comunidade, o estudante deverá cumprir com a carga horária prevista para as Atividades Complementares indicadas nesse projeto. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento homologado da carga horária impede a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. A orientação e a gestão do processo, bem como a homologação das atividades realizadas pelos estudantes, estão sob os cuidados da Coordenação de Curso. As Atividades Complementares são regidas por normas específicas na instituição que indicam as modalidades aceitas, as formas de realização, os prazos de apresentação, e demais informações pertinentes.

Atenção: O formulário para registro das atividades complementares realizadas neste semestre está disponível para impressão nesta sala.

Ementa: O fato moral. Fenomenologia da Ética. Ética como filosofia do agir. Senso ético e consciência ética. Constituinte ético: Origem da Ética e seu caráter histórico e social. Realização individual e coletiva da Ética. Fundamentação axiológica da Ética. Paradigmas éticos na história da Filosofia (teorias, autores, problemas e obras): Ética grega (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicurismo, Estoicismo); Ética cristã-mediaval (Agostinismo, Tomismo), Ética moderna (Antropocentrismo, Kant), Ética contemporânea (existencialismo, marxismo, pragmatismo, neopositivismo, filosofia analítica).

Objetivos: Identificar e apreciar as noções básicas que estruturam o fenômeno ético. Apresentar uma visão global de sistemas éticos com suas respostas aos principais problemas, possibilitando uma postura crítica diante das atuais. Dar aos alunos uma formação moral e filosófica. 

Ementa: A gênese da modernidade no movimento humanista renascentista. Características do humanismo e principais representantes. A reforma religiosa e os fundamentos do pensamento político moderno. A revolução científica e o surgimento da ciência experimental. Bacon e Descartes: as questões do método e a metafísica da modernidade no pensamento cartesiano.

Objetivos: Compreender de forma abrangente o pensamento moderno, identificando suas características principais no seu conjunto e diversidade. Reconhecer os principais textos filosóficos do período e sua importância no desenrolar da reflexão filosófica e na instauração da chamada modernidade.

Ementa: Transformações econômicas até o século XVIII: período antigo e medieval, o surgimento da modernidade. Concepções econômicas até a modernidade.

Objetivos: Analisar a economia como produção humana. Analisar as transformações econômicas no período pré-capitalista. Refletir sobre análises econômicas realizadas até o século XVIII.

Ementa: Conteúdo focado na leitura e interpretação de textos filosóficos clássicos (Idade Moderna). Produção de textos filosóficos expressando os principais conceitos da obra em questão e que demonstre a capacidade de reflexão do estudante.

Objetivos: Educar o olhar, as inteligências múltiplas e o coração para ler, compreender e refletir textos filosóficos da Idade Moderna, exercitando a habilidade de exprimir sua reflexão por escrito, por meio da produção de textos filosóficos. Desenvolver no estudante o exercício da construção escrita, cuidando-se das exigências próprias da produção acadêmica, particularmente das epistemológicas. Desenvolvimento do caráter interdisciplinar entre as disciplinas do período.

Ementa: Os passos para a pesquisa científica no campo filosófico: a escolha do assunto, delimitação do tema e formulação do problema, revisão da literatura. Elaboração do ante-projeto (pré-projeto) a ser apresentado ao orientador do TCC e desenvolvimento sob sua orientação. Métodos filosóficos de investigação. Hermenêutica. Arqueologia. Silogismo.

Objetivos: Apresentar diferentes métodos aplicados à pesquisa em Filosofia. Elaborar um projeto de pesquisa e encaminhar a escolha de orientador; Criar o hábito e o espírito da pesquisa científica.

Ementa: Questões sociais e religião. Educação e religião. A pessoa humana e seus direitos. Princípios da doutrina social da Igreja. Educar para a paz.

Objetivos: Relacionar questões sociais e educativas à luz da doutrina social da Igreja. Enfatizar a dignidade humana e a busca da paz como fundamentos para o agir em sociedade.

Ementa: O problema filosófico da existência de Deus: principais provas. Atributos divinos. Relação de Deus com o mundo. Ateísmo. Limitações da linguagem para falar sobre Deus.

Objetivos: Analisar os principais argumentos apresentados quanto à existência de Deus para fundamentar racionalmente a experiência religiosa. Analisar a crítica metafísica e científica moderna quanto à existência de Deus.

Ementa: A preocupação com o conhecimento e sua presença na história da filosofia, os paradigmas: ontológico; subjetivo e da linguagem.  As questões fundamentais do conhecimento: a percepção; a memória; a imaginação e a linguagem. O problema crítico como problema central da Filosofia Moderna. Empirismo, Racionalismo e Criticismo. A experiência, os conceitos, as categorias, os universais. A crise da crítica do conhecimento. Teorias da verdade e reflexão.

Objetivos: Buscar o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema do conhecimento ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental.