Ementa: O fato moral. Fenomenologia da Ética. Ética como filosofia do agir. Senso ético e consciência ética. Constituinte ético: Origem da Ética e seu caráter histórico e social. Realização individual e coletiva da Ética. Fundamentação axiológica da Ética. Paradigmas éticos na história da Filosofia (teorias, autores, problemas e obras): Ética grega (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicurismo, Estoicismo); Ética cristã-mediaval (Agostinismo, Tomismo), Ética moderna (Antropocentrismo, Kant), Ética contemporânea (existencialismo, marxismo, pragmatismo, neopositivismo, filosofia analítica).
Objetivos: Identificar e apreciar as noções básicas que estruturam o fenômeno ético. Apresentar uma visão global de sistemas éticos com suas respostas aos principais problemas, possibilitando uma postura crítica diante das atuais. Dar aos alunos uma formação moral e filosófica.
- Professor: Prof. Marcelo Pereira de Andrade
Ementa: A gênese da modernidade no movimento humanista renascentista. Características do humanismo e principais representantes. A reforma religiosa e os fundamentos do pensamento político moderno. A revolução científica e o surgimento da ciência experimental. Bacon e Descartes: as questões do método e a metafísica da modernidade no pensamento cartesiano.
Objetivos: Compreender de forma abrangente o pensamento moderno, identificando suas características principais no seu conjunto e diversidade. Reconhecer os principais textos filosóficos do período e sua importância no desenrolar da reflexão filosófica e na instauração da chamada modernidade.
- Professor: Prof. Flávio Marcos dos Passos
Ementa: Transformações econômicas até o século XVIII: período antigo e medieval, o surgimento da modernidade. Concepções econômicas até a modernidade.
Objetivos: Analisar a economia como produção humana. Analisar as transformações econômicas no período pré-capitalista. Refletir sobre análises econômicas realizadas até o século XVIII.
- Professor: Prof. Maurício Martins Alves
Ementa: Conteúdo focado na leitura e interpretação de textos filosóficos clássicos (Idade Moderna). Produção de textos filosóficos expressando os principais conceitos da obra em questão e que demonstre a capacidade de reflexão do estudante.
Objetivos: Educar o olhar, as inteligências múltiplas e o coração para ler, compreender e refletir textos filosóficos da Idade Moderna, exercitando a habilidade de exprimir sua reflexão por escrito, por meio da produção de textos filosóficos. Desenvolver no estudante o exercício da construção escrita, cuidando-se das exigências próprias da produção acadêmica, particularmente das epistemológicas. Desenvolvimento do caráter interdisciplinar entre as disciplinas do período.
- Professor: Prof. Carlos Antonio da Silva
Ementa: Os passos para a pesquisa científica no campo filosófico: a escolha do assunto, delimitação do tema e formulação do problema, revisão da literatura. Elaboração do ante-projeto (pré-projeto) a ser apresentado ao orientador do TCC e desenvolvimento sob sua orientação. Métodos filosóficos de investigação. Hermenêutica. Arqueologia. Silogismo.
Objetivos: Apresentar diferentes métodos aplicados à pesquisa em Filosofia. Elaborar um projeto de pesquisa e encaminhar a escolha de orientador; Criar o hábito e o espírito da pesquisa científica.
- Professor: Prof. Marcelo Henrique de Souza
Ementa: Questões sociais e religião. Educação e religião. A pessoa humana e seus direitos. Princípios da doutrina social da Igreja. Educar para a paz.
Objetivos: Relacionar questões sociais e educativas à luz da doutrina social da Igreja. Enfatizar a dignidade humana e a busca da paz como fundamentos para o agir em sociedade.
- Professor: Prof. Silvio dos Santos
Ementa: O problema filosófico da existência de Deus: principais provas. Atributos divinos. Relação de Deus com o mundo. Ateísmo. Limitações da linguagem para falar sobre Deus.
Objetivos: Analisar os principais argumentos apresentados quanto à existência de Deus para fundamentar racionalmente a experiência religiosa. Analisar a crítica metafísica e científica moderna quanto à existência de Deus.
- Professor: Prof. Gilberto Heleno
Ementa: A preocupação com o conhecimento e sua presença na história da filosofia, os paradigmas: ontológico; subjetivo e da linguagem. As questões fundamentais do conhecimento: a percepção; a memória; a imaginação e a linguagem. O problema crítico como problema central da Filosofia Moderna. Empirismo, Racionalismo e Criticismo. A experiência, os conceitos, as categorias, os universais. A crise da crítica do conhecimento. Teorias da verdade e reflexão.
Objetivos: Buscar o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema do conhecimento ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental.
- Professor: Prof. Daniel Cardozo Severo