FM - Primeiro Semestre

Ementa: O homem como problema filosófico. Especificidades e método da antropologia filosófica. Ponto de partida: homo somaticus. O homem e a cultura: o domínio do símbolo. Universo simbólico, linguagem e pensamento simbólico.

Objetivos: Construir e fundamentar uma idéia do ser humano, a qual se apresente como uma referência ante as múltiplas visões de homem da contemporaneidade. Caracterizar as dimensões do ser humano, fundamentando-as e inter-relacionando-as. Demonstrar uma compreensão crítica e abrangente do homem atual, indicando-lhe caminhos para uma vida autêntica, como ser livre, criador de cultura, agente da história e capaz de autotranscendência. Apreender o conceito pessoa humana no horizonte da construção do discurso sobre o ser humano.

 

Ementa: Com o objetivo de ensejar aos alunos aprofundamento temático e interdisciplinar, aprimoramento da reflexão filosófica no contato com outras áreas da cultura e interação com a comunidade, o estudante deverá cumprir com a carga horária prevista para as Atividades Complementares indicadas nesse projeto. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento homologado da carga horária impede a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. A orientação e a gestão do processo, bem como a homologação das atividades realizadas pelos estudantes, estão sob os cuidados da Coordenação de Curso. As Atividades Complementares são regidas por normas específicas na instituição que indicam as modalidades aceitas, as formas de realização, os prazos de apresentação, e demais informações pertinentes.

Atenção: O formulário para registro das atividades complementares realizadas neste semestre está disponível para impressão nesta sala.

Ementa: O que é Ciência. Karl Popper, Thomas Kuhn e Feyerabend. O relativismo. O valor do conhecimento que não pode ser confirmado por experimentos objetivos. Temáticas atuais sobre a natureza da ciência na perspectiva da bioética.

Objetivos: Introduzir ao debate epistemológico, fornecendo noções básicas sobre o pensamento positivista, popperiano e de T. Kuhn. Apresentar uma visão sucinta da história da ciência a partir de seleta de pensadores. Elaborar uma crítica à auto-suficiência racionalista (questionamento de alguns limites da razão humana).

Ementa: Estudo das principais corrente filosóficas que marcaram o pensamento contemporâneo: Romantismo e Idealismo Alemão, Marxismo, Positivismo.

Objetivos: Possibilitar ao aluno uma compreensão abrangente das diversas correntes filosóficas desenvolvidas ao longo do período contemporâneo, para que, a partir daí possa ampliar e aprimorar o olhar crítico em torno da história ocidental e de seu próprio posicionamento frente à realidade.

Ementa: Existência e natureza da filosofia latino-americana. Debates filosóficos sobre a conquista e colonização. Bartolomeu de Las Casas, Ginés de Sepúlveda, José de Acosta e Francisco de Vitória. Filosofia na colônia: o tomismo. Movimentos de independência e filosofia. Filosofia no século XIX: ecletismo, neo-tomismo, positivismo, marxismo. Filosofia no início do século XX.

Objetivos: Compreeder o processo de formação intelectual e cultural na América Latina. Analisar os processos sócio-culturais no pensamento brasileiro e latino-americano. Apresentar as principais etapas e correntes do pensamento latino-americano.

Ementa: A retomada da Metafísica na Filosofia Moderna: Kant, Hegel, Heidegger. Fenomenologia e filosofia existencial. Metafísica e pós-Metafísica.

Objetivos: Apresentar em um panorama histórico e sistemático os sistemas metafísicos da época contemporânea (séculos XIX e XX), suas possibilidades e críticas.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso visa verificar a assimilação, reflexão, competência do estudante em relação ao conteúdo que lhe foi ministrado ao longo do Curso e o desenvolvimento da prática de pesquisa, em vista da obtenção do grau de Bacharel em Filosofia. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento ou aprovação impedem a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. Compete à Coordenação de Curso organizar, gerir e supervisionar a realização do Trabalho de Conclusão de Curso e a relação entre estudante orientando e docente orientador. O Trabalho de Conclusão de Curso que se constatar ser cópia total ou parcial de outro TCC ou de qualquer outra publicação, será desqualificado, obedecendo às normas institucionais no que se refere à fraude acadêmica, sem prejuízo de outras sanções. O Trabalho de Conclusão de Curso é regido por normas específicas na instituição e contemplam esclarecimentos sobre elaboração, apresentação, orientação, avaliação, procedimentos e prazos (ANEXO 3). 

O estudante deverá ser aprovado num Exame Oral Compreensivo para obtenção do título de bacharel em Filosofia conforme exige o Regimento. O Exame é realizado perante banca examinadora, composta no mínimo por três docentes, tendo como conteúdo a ser arguido o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pelo estudante. Compete à Coordenação de Curso organizar a constituição e realização das bancas examinadoras. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento ou aprovação impedem a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. O Exame Oral Compreensivo é regido por normas específicas na instituição (ANEXO 3).