TM - Primeiro Semestre

Objetivo: Instruir-se nas virtudes (fundamentais, morais e teologais), verificando sua interação, dinamismo e resultados na vida cristã.

Ementa: Definição e classificação das virtudes (fundamentais, morais e teologais), com suas distinções, pecados contrapostos. Fundamentos bíblico-teológicos e especificidade do enfoque moral. Perspectivas ético-pastorais.

Objetivo: Exercitar a porosidade curricular, pela participação e absorção de conteúdos externos ao Curso, nas diferentes áreas de conhecimento e das artes.

Ementa: Componente curricular que permite a livre organização da parte do aluno em absorver conteúdos externos aos cursos. Com isso fica garantida a "porosidade" da grade curricular. Os estudantes são estimulados a participar de cursos e atividades de extensão, muitos deles oferecidos pela própria IES.

Objetivo: Estudar os evangelhos de Mateus e Marcos nas suas dimensões históricas, literárias e teológicas.

Ementa: Matriz histórico-cultural dos evangelhos. Percurso hermenêutico: momentos histórico, tradicional e redacional. Características gerais, composição literária e linhas teológicas de cada evangelho. Estudo exegético de perícopes escolhidas.

Objetivo: Analisar o problema do sofrimento como questão teológica, sua relação com a compreensão cristã de Deus, bem como as respostas apresentadas pela teologia católica acerca da relação do Deus cristão com o sofrimento humano.

Ementa: A relação entre Deus e o sofrimento nas Escrituras e na tradição patrística. A questão da impassibilidade divina. A questão de Deus diante do sofrimento de Jesus: Novo Testamento e tradição cristã. A questão de Deus diante do sofrimento humano.

Objetivo: Conhecer a Igreja medieval como legitimadora dos poderes, a sua definição, no período medieval, como instituição espiritual e temporal.

Ementa: O distanciamento entre a Igreja Oriental e a Igreja Ocidental. Os períodos de harmonia e de conflito entre o papado e soberanos medievais. A reforma monástica, a reforma gregoriana e a fundação das novas ordens religiosas. A Escolástica.

Objetivo: Estudar a dinâmica do pecado e da conversão, destacando a vida nova em Cristo e a ação da graça neste sentido. Instruir-se nas virtudes (fundamentais, morais e teologais), verificando sua interação, dinamismo e resultados na vida cristã.

Ementa: Humanidade, pecado e graça na história da salvação (destaques bíblicos, soteriológicos e morais). A condição humana sob a graça e o pecado original: fundamentos, compreensão e decorrências do dado revelado. Pecado original e o problema do mal. A questão do pecado: natureza, categorias hermenêuticas e sentido, à luz do magistério e da teologia contemporânea. Pecado social e sócio-estrutural. A conversão na experiência cristã. Definição e classificação das virtudes (fundamentais, morais e teologais), com suas distinções, pecados contrapostos. Fundamentos bíblico-teológicos e especificidade do enfoque moral. Perspectivas ético-pastorais.

Objetivo: Conhecer os fundamentos, conceito e fins da “Teologia Pastoral” e da “Pastoral de Conjunto”, desenvolvendo o espírito missionário e habilidades evangelizadoras para atuar no âmbito eclesial e social.

Ementa: 1) Introdução geral ao estudo da Teologia Pastoral; 2) A Teologia Pastoral na História; 3) A pastoralidade do Concílio Vaticano II: fundamentos eclesiológicos, âmbitos de aplicação e perspectivas; 4) Conferências Gerais do Episcopado na América Latina e no Caribe (Rio de Janeiro, Medellín, Puebla, Santo Domingo, Aparecida); 5) Visão de conjunto da Teologia Pastoral no atual Magistério da Igreja: estudo sobre Evangelii Gaudium; 6) Pastoral de Conjunto: conceito, história e fundamentos teológicos; 7) A teologia pastoral como inculturação do evangelho; 8) Questões candentes da sociedade atual: análise de conjuntura.

Objetivo: Apresentar a pessoa e a obra de Jesus Cristo como modelo de vida e fé cristãs, considerando a sua identidade humano/divindade e sua centralidade para a salvação da humanidade.

Ementa: Mistério, pessoa e obra de Jesus Cristo a partir das Escrituras e da fé apostólica da Igreja. Sentido salvífico da encarnação do Verbo. O Jesus histórico e sua relevância para a fé: contexto sociocultural da vida terrena do Cristo; identidade messiânica; pregação, milagres e libertações na potência do Espírito Santo; o Servo Sofredor e o cumprimento das profecias. Experiência do Deus-Abbá: vínculo filial, revelação do Pai e obediência redentora de Jesus. O Reino de Deus como grandeza teológica, histórica e escatológica. A Páscoa de Jesus: morte e ressurreição; o querigma e os relatos bíblicos. Humanidade e divindade de Jesus na fé apostólica e na dogmática atual. O tríplice múnus (profético, régio e sacerdotal) do único Mediador e Consumador da salvação.

Objetivo: Conhecer a teologia dos sacramentos e cultivar a sensibilidade sacramental para que, mediante a linguagem simbólico-ritual, os estudantes aprofundem sua vivência litúrgicosacramental.

Ementa: A teologia dos sacramentos e suas interfaces com a Sistemática e a Liturgia. A economia sacramental da Igreja. Fundamento bíblico, conceituação e rito litúrgico dos sete sacramentos. Sacramentos de iniciação, sacramentos de cura, sacramentos de comunhão: graça e efeitos. Dimensão eclesial-pastoral dos sacramentos.