TM - Primeiro Semestre

Objetivos: Estudar as Cartas de Paulo e deuteropaulinas, considerando suas perspectivas históricoteológicas, para uma visão de conjunto do pensamento paulino e sua recepção nas primeiras
Comunidades cristãs.

Ementa: Introdução à vida e obra do apóstolo Paulo. Estudo das Cartas paulinas e deuteropaulinas,
com suas chaves de leitura. Contexto histórico-cultural do autor e destinatários. Temas teoló-
gicos relevantes. Exegese de textos seletos. Visão panorâmica da teologia paulina e sua recepção na Igreja do primeiro século.

Objetivo: Conhecer o contexto do século XIX e o nascimento das ideias liberais, a partir da Revolução Francesa, para entender a postura da Igreja durante este século. Estudar a relação de abertura da Igreja ao mundo que se consolida na figura do papa João XXIII e na convocação do Concílio Vaticano II.

Ementa: As ideias liberais, que surgem com a Revolução Francesa, como marco que dificulta o relacionamento da Igreja com o mundo. O século XX e as duas grandes guerras. A adaptação da Igreja ao mundo que tanto combateu no século anterior. O papa João XXIII e o Concílio Vaticano II.

Objetivo: Conhecer as questões morais, científicas e terapêuticas no campo da Bioética, afirmando o valor da vida humana e discernindo práticas e alternativas a partir da ética cristã.

Ementa: Especificidade e extensão da disciplina no quadro da Ética Teológica. Aspectos histórico evolutivos da Bioética. Critérios e princípios (autonomia, beneficência, não-maleficência, justiça). Abordagens interdisciplinares, à luz do Magistério da Igreja, dos temas: início da vida, concepção, anticoncepção, concepção assistida e aborto; genoma, clonagem e engenharia genética; pesquisa científica, células-tronco e integridade do embrião; HIV e suas terapias; morte cerebral, eutanásia, suicídio e homicídio; pena capital, violência bélica e tortura; greve de fome; ecologia; qualidade de vida, moral da saúde, doação, transplante e xenotransplante. Relação entre Moral, Religião, Cultura e Justiça Social. Alcances ético-pastorais.

Objetivo: Apresentar a identidade e missão da catequese na Igreja para situar suas especificidades no conjunto das matérias teológicas e na evangelização, capacitando os estudantes à assessoria dos processos de educação da fé. 

Ementa: Estatuto da disciplina e suas conexões com a Teologia Sistemática, a Liturgia e os Sacramentos. O que é Nova Evangelização? A Igreja em saída. A formação do cristão e suas dimensões. Temas histórico-teológicos: unidade entre Liturgia e Catequese no catecumenato; a Catequese como doutrinação e a Liturgia como rubrica e cerimônia; a renovação da Catequese e da Liturgia à luz do Concílio Vaticano II; desdobramentos recentes. Características da Catequese Renovada. A Catequese na missão evangelizadora da Igreja: centralidade da Palavra de Deus; Catequese e iniciação cristã; Catequese, mistagogia e itinerário catecumenal. As fontes da Catequese e sua inter-relação (Palavra de Deus, Liturgia, Doutrina dogmática). Educação da fé, pedagogia e métodos catequéticos. Formação de catequistas. A Catequese na Pastoral de Conjunto.

Objetivo: Compreender a natureza metodológica do TCC em Teologia segundo as características de uma monografia.

Ementa: Caráter e especificidade de uma monografia teológica. Definição e caracterização das grandes áreas temáticas (Sagrada Escritura e Teologia Sistemática). Construção do pré-projeto (Fase 1) e desenvolvimento do projeto de monografia (Fase 2). Estudo e aplicação das normas metodológicas ao TCC.

Objetivo: Compreender os fundamentos e a doutrina do sacramento da Eucaristia como ponto central da vida eclesial e edificação da comunidade, favorecendo a sua celebração ativa, consciente e frutuosa.

Ementa: Estudo histórico-sistemático do sacramento da Eucaristia. Abordagem teológico-sacramental da instituição da Ceia nos evangelhos. Presença real e dimensões da Eucaristia: memorial da Nova Aliança, oblação pascal e banquete escatológico. A doutrina da transubstanciação (Reforma, Concílio de Trento e doutrina atual). Principais aspectos da Eucaristia em Paulo, João e a contribuição da Carta aos Hebreus. A Ceia do Senhor na Didaqué e na Patrística. A Eucaristia, sacramento de unidade e ápice da vida eclesial: culto, comunhão e missão (ênfases do magistério recente). Visão sistemática de conjunto e alcances pastorais.

Objetivo: Conhecer o mistério, constituição e missão da Igreja a partir da Bíblia e do Magistério, com atenção à eclesiologia de comunhão e às exigências da “nova evangelização”.

Ementa: A Igreja desde a Trindade, desde Israel e desde Jesus. A eclesiologia do Concílio Vaticano II e sua recepção na América Latina. As notae ecclesiae (unidade, santidade, catolicidade, apostolicidade) e sua relevância no contexto pastoral e ecumênico. A laicidade batismal e os carismas do Povo de Deus. O serviço evangélico da hierarquia (santificar, ensinar, pastorear) e a evangelização. O Colégio Episcopal e o ministério petrino do Bispo de Roma. Relação entre Igreja universal e Igreja local na eclesiologia de comunhão. Índole escatológica da Igreja. Maria, figura exemplar da Comunidade crente, discipular e missionária.

Objetivo: Discernir a presença e ação da Trindade na pessoa remida (sua história e relacionamento com Deus); conhecer a obra sobrenatural da graça na vida humana a partir das Escrituras e como a teologia a tem explicitado, dos autores clássicos aos autores modernos.

Ementa: A graça no horizonte da História da Salvação, no Primeiro e no Novo Testamento. Natureza da graça e categorias hermenêuticas: autocomunicação divina, santificação, justificação/deificação e consumação escatológica. Destaques na compreensão histórico-teológica da graça (Agostinho, Tomás de Aquino, reformadores, Concílios, Rahner, Magistério e consenso ecumênico). Graça e liberdade. Virtudes teologais e os sacramentos no processo pascal da “vida nova” em Cristo. Igreja e testemunho evangélico sob a graça.

Objetivo: Conhecer o lugar de Maria no plano da salvação e o nexo teológico dos dogmas marianos (especialmente em relação às definições cristológicas), estudando os documentos do Magistério, as ênfases mariológicas ao longo da História e o atual contexto ecumênico, com critérios avaliativos sobre a devoção mariana.

Ementa: Maria no Plano da Salvação, das Escrituras ao ensino magisterial da Igreja. Maria, figura exemplar da Igreja e da humanidade redimida. Marcos histórico-teológicos da mariologia no Ocidente. Os dogmas marianos: fundamentos, núcleo teológico, alcance pastoral e perspectiva ecumênica. Maria nos documentos do Concílio Vaticano II (especialmente Lumen gentium VIII) e no magistério pontifício. Maria como “primeira discípula” e “estrela da evangelização”. Maria na catequese, na homilética e na devoção popular.