Objetivo: Compreender os fundamentos e a doutrina do sacramento da Eucaristia como ponto central da vida eclesial e edificação da comunidade, favorecendo a sua celebração ativa, consciente e frutuosa.

Ementa: Estudo histórico-sistemático do sacramento da Eucaristia. Abordagem teológico-sacramental da instituição da Ceia nos evangelhos. Presença real e dimensões da Eucaristia: memorial da Nova Aliança, oblação pascal e banquete escatológico. A doutrina da transubstanciação (Reforma, Concílio de Trento e doutrina atual). Principais aspectos da Eucaristia em Paulo, João e a contribuição da Carta aos Hebreus. A Ceia do Senhor na Didaqué e na Patrística. A Eucaristia, sacramento de unidade e ápice da vida eclesial: culto, comunhão e missão (ênfases do magistério recente). Visão sistemática de conjunto e alcances pastorais.

Objetivo: Compreender a natureza metodológica do TCC em Teologia segundo as características de uma monografia.

Ementa: Caráter e especificidade de uma monografia teológica. Definição e caracterização das grandes áreas temáticas (Sagrada Escritura e Teologia Sistemática). Construção do pré-projeto (Fase 1) e desenvolvimento do projeto de monografia (Fase 2). Estudo e aplicação das normas metodológicas ao TCC.

Objetivo: Iniciar os estudantes ao estudo acadêmico da Teologia, desenvolvendo habilidades adequadas às exigências curriculares.

Ementa: O estudo acadêmico da Teologia: teologia no Ensino Superior; classificação das fontes; coerência curricular; áreas de saber. Normas acadêmicas e princípios metodológicos da Faculdade Dehoniana. Documentos civis e eclesiásticos sobre a teologia no Ensino Superior. A metodologia do gerenciamento de pessoas no processo de aprendizado em sala de aula (Presencial e/ou Virtual). Importância e utilização de ferramentas: ambiente “online”, mídias e biblioteca. Elaboração, estruturação e apresentação de trabalhos acadêmicos (resenha, resumo, relatórios, TCC).

Ementa: A preocupação com o conhecimento e sua presença na história da filosofia, os paradigmas: ontológico; subjetivo e da linguagem.  As questões fundamentais do conhecimento: a percepção; a memória; a imaginação e a linguagem. O problema crítico como problema central da Filosofia Moderna. Empirismo, Racionalismo e Criticismo. A experiência, os conceitos, as categorias, os universais. A crise da crítica do conhecimento. Teorias da verdade e reflexão.

Objetivos: Buscar o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema do conhecimento ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental.

Ementa: Os passos para a pesquisa científica no campo filosófico: a escolha do assunto, delimitação do tema e formulação do problema, revisão da literatura. Elaboração do ante-projeto (pré-projeto) a ser apresentado ao orientador do TCC e desenvolvimento sob sua orientação. Métodos filosóficos de investigação. Hermenêutica. Arqueologia. Silogismo.

Objetivos: Apresentar diferentes métodos aplicados à pesquisa em Filosofia. Elaborar um projeto de pesquisa e encaminhar a escolha de orientador; Criar o hábito e o espírito da pesquisa científica.

Objetivo: Favorecer a elaboração da "síntese teológica” (TCC), à luz do eixo temático escolhido pelos estudantes, de acordo com as normas da pesquisa em Teologia.

Ementa: Caráter e especificidade da "síntese teológica”. Eixo temático e integração dos tratados teológicos. Itinerário de pesquisa e elaboração. Aplicação das normas metodológicas ao TCC.

Objetivo: Iniciar o estudante na “teologia do tempo” para que o aluno conheça o sentido, a história, a estrutura e a teologia do Ano Litúrgico e da Liturgia das Horas e oferecer, por meio dessa base, elementos para uma pastoral litúrgica eficaz.

Ementa: Tempo e teologia na Sagrada Escritura. Teologia da santificação do tempo. Santificação do tempo pela liturgia das horas. Calendário litúrgico. O domingo. Tempo pascal. Tempo comum. Tempo natalino. Nossa Senhora. Santos na liturgia.

Ementa: Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação atuais.  Educação integral e abertura para o transcendente. Matrizes da Educação Contemporânea. Pedagogia da dádiva, da cordialidade, da presença, da ausência, do concreto, do amor e do humor.

Objetivos: Mostrar os temas de discussão sobre Educação propostas pela filosofia contemporânea, contextualizando-os na realidade educacional brasileira.
Analisar o conceito de "educação integral” em Léon Dehon.

Ementa: Esta disciplina situa as reflexões da filosofia em questões pertinentes aos estudantes do curso de filosofia a fim de se verem interpelados por elas e desafiados a compreender os significados destas questões.

Objetivos: Possibilitar ao aluno uma compreensão abrangente dos problemas filosóficos recentes, para que, a partir daí possa ampliar e aprimorar o olhar crítico em torno da história ocidental e de seu próprio posicionamento frente à realidade.