OBJETIVO ESPECÍFICO:

Acolher os estudantes criando intercâmbio e socialização para, em seguida, apresentar o curso de Pós-graduação em Mariologia na sua lógica em quatro módulos com cada uma de suas disciplinas e respectivos docentes. Além disso, indicar a metodologia que será utilizada e as ferramentas disponíveis no contexto da legislação pertinente do Ministério da Educação. A disciplina apresentará o fulcro legal da pós-graduação lato sensue os fundamentos didático-pedagógicos inerentes à legislação em vigor, inclusive a estrutura e funcionamento do ensino no Brasil. Introduzir à Filosofia da Educação, de modo especial a Pedagogia Dehoniana, visando promover habilidades e competências docentes.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

ALMEIDA, J.C., GERALDO MINÉ, Márcia. Guia de Estudos da Pós-graduação em Mariologia. Taubaté: Faculdade Dehoniana, 2021.

MURAD, A. et alii. A casa da teologia; Introdução ecumênica à ciência da fé. São Leopoldo-São Paulo: Sinodal-Paulinas, 2010.

MURAD, A., LIBANIO, J.B. Introdução à Teologia; Perfil, enfoques, tarefas. São Paulo: Loyola, 2011. 8ª edição revista e ampliada.

MURAD, Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.

BOFF, Lina. Como Tudo Começou com Maria de Nazaré. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016. Coedição com a Academia Marial de Aparecida.

BOFF, Clodovis. Introdução à Mariologia. Petrópolis: Vozes, 2004.

CONCILIO VATICANO II. “Lumen Gentium”. Capítulo VIII. In Compêndio do Concílio Vaticano II. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Introduzir o estudante no contexto atual das pesquisas na área de Mariologia: autores e temas referenciais. Mostrar como o estudo da Mariologia surgiu e quais suas principais fontes e requisitos. Indicar a episteme própria da Mariologia no contexto da Teologia Sistemática e da Teologia como um todo.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

MURAD Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014. Capítulo 1.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Dar uma visão panorâmica da orientação do Magistério Eclesial para o estudo da Mariologiae a formação da vida espiritual. Fazem parte desse objetivo o Capítulo VIII da Constituição Dogmática Lumen gentium e todos os demais documentos que se inspiram nele. Aprofundar, pontualmente, oselementos relevantes da Sagrada Escritura, dos textos extra bíblicos e sua repercussão, a ser acompanhada, na religiosidade popular e na piedade mariana, para que tudo tenha sua convergência na liturgia da Igreja.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

BOFF, Clodovis. Mariologia Social. O significado da Virgem para a sociedade. São Paulo: Paulus, 2006.

BOFF, Lina. Como tudo começou com Maria de Nazaré. Rio de Janeiro; Aparecida: LetraCapital/Academia Marial, 2016.

CONCÍLIO VATICANO II. Lumen Gentium, Capítulo VIII: Maria no mistério de Cristo e da Igreja.

CELAM. Documento de Puebla. São Paulo: Loyola, 1979. Análise do tema: Maria, Mãe e modelo da Igreja.

CELAM. Documento de Aparecida. Texto conclusivo de Vª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.2ª ed. São Paulo: Paulus, 2007.

PAULO VI. Marialis Cultus.Exortação apostólica sobre o culto à Bem-aventurada Virgem Maria, São Paulo: Paulinas, 1974.

JOÃO PAULO II.Redemptoris Mater. Carta encíclica. São Paulo: Paulinas, 1998.

BENTO XVI.Verbum Domini.Exortação Apostólica pós-Sinodal. São Paulo: Paulinas, 2010.

FRANCISCO.Evangelii Gaudium.São Paulo: Paulinas, 2013.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Proporcionar ao estudante um passeio pela literatura marial que passe pelos apócrifos, textos devocionais relevantes, orações marcantes, canções, romances, teatro e cinema.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 36ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2014.

Obs: Pode-se utilizar o livro ou mesmo o filme e até a apresentação teatral.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Revisitar a literatura bíblica de relevância mariológica e indicar elementos para uma leitura do texto em seu contexto literário e possibilidades de hermenêutica no contexto da Teologia Sistemática.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

MURAD, Afonso. Quem é esta mulher? Maria na Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1996.