Ementa: Abordando antropologicamente a teologalidade humana, a disciplina reflete o humano como ser de experiência espiritual. Antropologia da experiência espiritual; O homem como ser espiritual – Homem “capaz de Deus” (CIC I); O que é experiência e experiência espiritual. Vocação universal à santidade; Direção espiritual e discernimento evangélico; Teologia da vocação.

Ementa: Espiritualidade como vida no Espírito; experiência da graça em todas as suas dimensões; a DE como um processo mistagógico; espiritualidade como vida na graça:  imensões divinizante, filial (“Filhos no Filho”), prática (viver em caridade), escatológica (viver em esperança), experiencial e pneumatológica (gozo no Espírito).

Ementa: Disciplina que introduz a História da experiência espiritual desde os primeiros  tempos cristãos, passando pela espiritualidade dos Padres da Igreja e aportando em Santo Agostinho.

Espiritualidade dos primeiros cristãos. Espiritualidade patrística; Santo Agostinho.

Ementa: Trata-se de uma primeira abordagem prática do acompanhamento espiritual, visando um mapeamento das experiências já realizadas pelos alunos nessa prática. Partilha de casos e experiências.

Ementa: Trata-se de uma primeira incursão mais direta na questão nuclear do curso, que é a Direção Espiritual (DE), procurando contemplar sua natureza, finalidade, necessidade, procedimentos e sua especificidade diante de outras formas de “relação de ajuda”.
O que é Direção espiritual: natureza e finalidade; A DE e outras “relações humanas de ajuda” – o específico da DE; Procedimentos da DE: a) Conhecimento da estrutura da personalidade do indivíduo; b) Uma ajuda ao processo de libertação integral do dirigido; uma ajuda no processo de discernimento humano e vocacional.

Ementa: O nosso ser intrapsíquico: os três níveis da vida psíquica; os três níveis de consciência; os processos de decisão. Os conteúdos e as estruturas do “eu”.