Ementa: A disciplina estuda a espiritualidade de Jesus, tal como compreendida e narrada nos Sinóticos, bem como na compreensão joanina.
Espiritualidade de Jesus e dos Sinóticos; Cristo na espiritualidade joanina.
Ementa: A disciplina apresenta a DE como instrumento de ensino e aprendizagem da vida de oração, e motiva a reflexão da conveniência da integração entre a DE e o sacramento da Penitência.
Pedagogia da oração: Métodos de oração; Lectio Divina; Direção Espiritual e sacramento da Confissão.
Ementa: Incursão nos dados históricos da espiritualidade nos séculos da Idade Média, realçando sobretudo as diversas escolas de espiritualidade desenvolvidas nesse tempo.
Escolas de Espiritualidade: O fundador, Fundamentos doutrinais, Práticas específicas de espiritualidade e reflexos místicos; Destaque às seguintes escolas de espiritualidade: Escola Beneditina; Escola dominicana; Escola Franciscana; Escola carmelita; Escola Inaciana.
Ementa: Continua a exercitação anterior, agora retomando e enriquecendo a partilha com os dados teológicos, antropológicos, espirituais teoricamente abordados nas disciplinas anteriores.
Ementa: A disciplina apresenta a questão da libertação pessoal e da experiência de Deus como mediações fundamentais no trabalho de orientação espiritual de um jovem na vida de consagração religiosa e/ou presbiteral.
A direção espiritual, ministério na Igreja, que tem as seguintes mediações: a) graça e libertação da pessoa, b) orientação na experiência de Deus, com o papel fundamental da oração na DE, discernimento de sinais verdadeiros e falsos de experiência de Deus.
Ementa: Modalidades de funcionamento do psiquismo: ato consciente, ato deliberado, estado inconsciente; as estratégias do inconsciente; os mecanismos de defesa; as motivações.