Ementa: A disciplina consta de reflexões teológico-espirituais sobre a específico da espiritualidade cristã como vida de configuração com Jesus Cristo.
A orientação espiritual para uma vida de configuração com Jesus Cristo: espiritualidade nos diversos estados de vida (leigos, religiosos e presbíteros).
Ementa: Através de alguns ícones clássicos de encontros orientativos da vida espiritual, no ministério de Jesus, esta disciplina apresenta elementos fundamentais bíblico-cristológicos para uma Direção Espiritual hoje.
Alguns Ícones bíblicos da Direção espiritual: A samaritana (Jo 4,7-42) (CNBB 107, cap. I); O jovem rico (Mc 10,17-22); Fica conosco, Senhor (Lc 24,13-35);
“A quem procuras?” (Jo 1,29-51); Jesus ressuscitado junto ao lago (Jo 21, 1-14).
Ementa: O curso reflete o caminho do espírito catecumenal como possibilidade de iniciar os leigos, seminaristas e religiosos nesse processo espiritual, conforme nos indicam o Documento 107 da CNBB e as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros no Brasil.
Resgatar o espírito catecumenal; A vida dos presbíteros (vocação à santidade); Formação espiritual nos seminários.
Ementa: A liturgia como mediação para a experiência do mistério. Elementos de espiritualidade litúrgica; a celebração dos Mistérios como mistagogia.
Ementa: Aprofundamento das técnicas de atendimento espiritual.
Ementa: Apresentando a tríade que compõe a Direção Espiritual cristã, esta disciplina estuda alguns critérios técnicos para o bom êxito de uma DE.
Pessoas envolvidas na direção espiritual: o Espírito Santo, o Diretor Espiritual e o Dirigido; O diretor espiritual: qualidades, formação; A relação Diretor Espiritual-Dirigido; A entrevista da DE: tipos, técnicas, tipos de intervenção do DE...; Atitudes e tarefas do DE durante o atendimento; O colóquio espiritual: etapas, periodicidade.
Ementa: Elementos da investigação da ação vivificante do Espírito Santo à luz da revelação bíblica do Antigo e do Novo Testamento. A espiritualidade e o testemunho cristão como uma expressão da vida segundo o Espírito. A abordagem histórica da presença do Espírito na história e no mundo. Elementos das temáticas anteriores e Direção Espiritual.
Ementa: O que são Virtudes. A virtude teologal da Fé. A virtude teologal da Esperança. A virtude Teologal da Caridade. Elementos de Direção Espiritual e Virtudes Teologais. O papel das Virtudes na Vida Espiritual.