Ementa: Éticas aplicadas: a bioética, a ética do meio ambiente, ética e mídia, ética e política, ética e sociedade da informação
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para uma análise crítica do desenvolvimento histórico da ética no ocidente e dos fundamentos éticos subjacentes à cultura contemporânea. Possibilitar ao aluno uma análise crítica da conduta ética contemporânea.
- Professor: Prof. Mário Marcelo Coelho
Ementa: Abordagem histórica da filosofia da linguagem: Platão, naturalismo e convencionolismo; Aristóteles, linguagem símbolo do real; A semântica de E.Husserl; A semântica de Frege, significação, denotação, sentido e teoria dos predicados; Rudolf Carnap, sintática e semântica; Wittgenstein, teoria da figuração e pragmática analítica; Austin, teoria dos atos de fala; Searle: teoria dos atos de fala II; Heidegger, pragmática existencial, H.G.Gadamer, Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas.
Objetivos: Buscar o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema da linguagem ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental. Proporcionar condições para que o aluno: Conheça compreenda e pratique os princípios da aprendizagem cooperativa. Conhecer e compreender os principais problemas ligados à questão da linguagem. Compreender as transformações da questão da compreensão linguagem nos paradigmas da filosofia. Compreender a centralidade do problema da linguagem no pensamento contemporâneo. Compreender a importância da orientação para a verdade no paradigma atual e sua articulação com o sentido e o "mundo da vida”.
- Professor: Prof. Daniel Cardozo Severo
Ementa: Filosofia e Política. Fundamentos da política moderna: o realismo político de Maquiavel e as bases do contrato social em Hobbes, Locke e Rousseau. Democracia liberal e democracia participativa. A política e a religião. Ética e política: a corrupção e o poder. A política no ambiente pós-moderno: fim da política? A dignidade da política e a utopia.
Objetivos: Reconhecer a dimensão política das ações humanas, tanto teóricas quanto práticas. Compreender as bases do pensamento político moderno, a institucionalização do poder e seus mecanismos de participação e controle social. Caracterizar os limites da política e seu esvaziamento no processo de crise da modernidade. Identificar o campo da política como espaço de enfrentamentos dos conflitos e encaminhamentos de projetos alternativos.
- Professor: Prof. Silvio dos Santos
Ementa: O Racionalismo, o Empirismo, o Iluminismo e a crença na razão, as bases do contrato social. Kant e a revolução copernicana.
Objetivos: Compreender de forma abrangente o pensamento moderno, identificando suas características principais no seu conjunto e diversidade. Reconhecer os principais textos filosóficos do período e sua importância no desenrolar da reflexão filosófica e na instauração da chamada modernidade. Avaliar criticamente as principais tendências e manifestações do pensamento moderno, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento da Filosofia, da história e para a própria formação pessoal.
- Professor: Prof. Flávio Marcos dos Passos
Ementa: Transformações econômicas mundiais nos séculos XIX e XX. Transformações econômicas no Brasil. Concepções econômicas nos séculos XIX e XX.
Objetivos: Analisar a economia como produção humana. Analisar as transformações econômicas nos séculos XIX e XX. Refletir sobre análises econômicas realizadas nos séculos XIX e XX.
- Professor: Prof. Maurício Martins Alves
Objetivos: Possibilitar ao estudante reflexão sobre o ato de legislar como problema filosófico em vista de contribuir com o entendimento sobre a importância do Direito para a vivência ética e manutenção dos valores.
Ementa: Direito como ordenamento. Conceito de norma jurídica. Hermenêutica, interpretação jurídica e aplicação do Direito. A filosofia do Direito na história: jusnaturalismo, positivismo jurídico, teoria tridimensional, concepções atuais.
- Professor: Prof. Carlos Antonio da Silva
Ementa: Esta disciplina situa as reflexões da filosofia em questões pertinentes aos estudantes do curso de filosofia a fim de se verem interpelados por elas e desafiados a compreender os significados destas questões.
Objetivos: Possibilitar ao aluno uma compreensão abrangente dos problemas filosóficos recentes, para que, a partir daí possa ampliar e aprimorar o olhar crítico em torno da história ocidental e de seu próprio posicionamento frente à realidade.
- Professor: Prof. Marcelo Pereira de Andrade