Ementa: Com o objetivo de ensejar aos alunos aprofundamento temático e interdisciplinar, aprimoramento da reflexão filosófica no contato com outras áreas da cultura e interação com a comunidade, o estudante deverá cumprir com a carga horária prevista para as Atividades Complementares indicadas nesse projeto. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento homologado da carga horária impede a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. A orientação e a gestão do processo, bem como a homologação das atividades realizadas pelos estudantes, estão sob os cuidados da Coordenação de Curso. As Atividades Complementares são regidas por normas específicas na instituição que indicam as modalidades aceitas, as formas de realização, os prazos de apresentação, e demais informações pertinentes.
Atenção: O formulário para registro das atividades complementares realizadas neste semestre está disponível para impressão nesta sala.
- Professor: Prof. Gilberto Heleno
Ementa: Éticas aplicadas: a bioética, a ética do meio ambiente, ética e mídia, ética e política, ética e sociedade da informação
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para uma análise crítica do desenvolvimento histórico da ética no ocidente e dos fundamentos éticos subjacentes à cultura contemporânea. Possibilitar ao aluno uma análise crítica da conduta ética contemporânea.
- Professor: Prof. Mário Marcelo Coelho
Ementa: Abordagem histórica da filosofia da linguagem: Platão, naturalismo e convencionolismo; Aristóteles, linguagem símbolo do real; A semântica de E.Husserl; A semântica de Frege, significação, denotação, sentido e teoria dos predicados; Rudolf Carnap, sintática e semântica; Wittgenstein, teoria da figuração e pragmática analítica; Austin, teoria dos atos de fala; Searle: teoria dos atos de fala II; Heidegger, pragmática existencial, H.G.Gadamer, Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas.
Objetivos: Buscar o desenvolvimento cooperativo de uma compreensão crítica do problema da linguagem ligado aos fundamentos últimos conforme o desenvolvimento dos grandes paradigmas da filosofia ocidental. Proporcionar condições para que o aluno: Conheça compreenda e pratique os princípios da aprendizagem cooperativa. Conhecer e compreender os principais problemas ligados à questão da linguagem. Compreender as transformações da questão da compreensão linguagem nos paradigmas da filosofia. Compreender a centralidade do problema da linguagem no pensamento contemporâneo. Compreender a importância da orientação para a verdade no paradigma atual e sua articulação com o sentido e o "mundo da vida”.
- Professor: Prof. Daniel Cardozo Severo
Ementa: Filosofia e Política. Fundamentos da política moderna: o realismo político de Maquiavel e as bases do contrato social em Hobbes, Locke e Rousseau. Democracia liberal e democracia participativa. A política e a religião. Ética e política: a corrupção e o poder. A política no ambiente pós-moderno: fim da política? A dignidade da política e a utopia.
Objetivos: Reconhecer a dimensão política das ações humanas, tanto teóricas quanto práticas. Compreender as bases do pensamento político moderno, a institucionalização do poder e seus mecanismos de participação e controle social. Caracterizar os limites da política e seu esvaziamento no processo de crise da modernidade. Identificar o campo da política como espaço de enfrentamentos dos conflitos e encaminhamentos de projetos alternativos.
- Professor: Prof. Silvio dos Santos
Ementa: O Racionalismo, o Empirismo, o Iluminismo e a crença na razão, as bases do contrato social. Kant e a revolução copernicana.
Objetivos: Compreender de forma abrangente o pensamento moderno, identificando suas características principais no seu conjunto e diversidade. Reconhecer os principais textos filosóficos do período e sua importância no desenrolar da reflexão filosófica e na instauração da chamada modernidade. Avaliar criticamente as principais tendências e manifestações do pensamento moderno, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento da Filosofia, da história e para a própria formação pessoal.
- Professor: Prof. Flávio Marcos dos Passos
Ementa: Transformações econômicas mundiais nos séculos XIX e XX. Transformações econômicas no Brasil. Concepções econômicas nos séculos XIX e XX.
Objetivos: Analisar a economia como produção humana. Analisar as transformações econômicas nos séculos XIX e XX. Refletir sobre análises econômicas realizadas nos séculos XIX e XX.
- Professor: Prof. Maurício Martins Alves
Objetivos: Possibilitar ao estudante reflexão sobre o ato de legislar como problema filosófico em vista de contribuir com o entendimento sobre a importância do Direito para a vivência ética e manutenção dos valores.
Ementa: Direito como ordenamento. Conceito de norma jurídica. Hermenêutica, interpretação jurídica e aplicação do Direito. A filosofia do Direito na história: jusnaturalismo, positivismo jurídico, teoria tridimensional, concepções atuais.
- Professor: Prof. Carlos Antonio da Silva
Ementa: Esta disciplina situa as reflexões da filosofia em questões pertinentes aos estudantes do curso de filosofia a fim de se verem interpelados por elas e desafiados a compreender os significados destas questões.
Objetivos: Possibilitar ao aluno uma compreensão abrangente dos problemas filosóficos recentes, para que, a partir daí possa ampliar e aprimorar o olhar crítico em torno da história ocidental e de seu próprio posicionamento frente à realidade.
- Professor: Prof. Cleber Sanches