FM - Segundo semestre

Ementa: O homem como problema filosófico. O homem no contexto atual. Crescimento e realização. Autotranscendência e pessoa humana.

Objetivos: Construir e fundamentar uma idéia do ser humano, a qual se apresente como uma referência ante as múltiplas visões de homem da contemporaneidade. Caracterizar as dimensões do ser humano, fundamentando-as e inter-relacionando-as. Demonstrar uma compreensão crítica e abrangente do homem atual, indicando-lhe caminhos para uma vida autêntica, como ser livre, criador de cultura, agente da história e capaz de autotranscendência. Apreender o conceito pessoa humana no horizonte da construção do discurso sobre o ser humano.

Ementa: Esta disciplina oferece ao aluno os conteúdos do pensamento estético no âmbito filosófico e da teoria da arte. Por meio das idéias de vários pensadores históricos, de Platão a Peirce, analisaremos as relações entre cultura e natureza, entre sujeito e objeto com foco na criação de linguagens e entendimentos das experiências sensíveis e racionais do ser humano.

Objetivos: Estudar o entendimento do Belo e a participação da linguagens no processo de criação de culturas e do pensar filosófico com base em pensadores históricos e possível relações entre eles.

Ementa: Abordagem científica e abordagem filosófica acerca do mundo físico. A noção de physis. Física e metafísica em Aristóteles. Conceito de espaço e tempo. Cosmologia: de Ptolomeu à física Quantica.

Objetivos: Desenvolver a noção da natureza em relação à filosofia. Discutir os diferentes conceitos de espaço e tempo. Apresentar os pilares da evolução do pensamento acerca da natureza – cosmologia. A importância da relação corpo natureza: conseqüências civilizatórias, trabalho, transformação. Crítica da Necessidade.

Objetivos: Levar os alunos a distinguir a manifestação religiosa do objeto da fé; Proporcionar aos alunos uma visão global do fenômeno religioso a partir de uma abordagem fenomenológica; Analisar a religião como fenômeno cultural, como expressão da condição humana; Destacar as idéias religiosas e as características dos principais movimentos filosóficos norteadores das grandes religiões.

Ementa: O fato religioso, a filosofia e o sagrado. Experiência religiosa. Os mitos, os ritos e o sacrifício. Matriz religiosa no Brasil. O pensamento filosófico nas religiões ocidentais e de tradições orientais. Exercício interior da religião: a mente, a glória e a oração. Exercício exterior da religião: Linguagem e culto. Visões, contatos com espíritos e culto aos santos. O profetismo e as novas religiões. O sagrado: teofanias e hierofanias. Novos movimentos religiosos.

Ementa: Estudo das principais corrente filosóficas que marcaram o pensamento contemporâneo: Fenomenologia e o Existencialismo.

Objetivos: Possibilitar ao aluno uma compreensão abrangente das diversas correntes filosóficas desenvolvidas ao longo do período contemporâneo, para que, a partir daí possa ampliar e aprimorar o olhar crítico em torno da história ocidental e de seu próprio posicionamento frente à realidade.

Objetivos: Analisar diferentes programas filosóficos na atualidade que procuram responder ao problema mente-corpo. Discutir interdisciplinarmente a relação entre corpo e mente, por exemplo, com a Neurofisiologia, a ciência cognitiva.

Ementa: O problema "mente-corpo" e o tema da "consciência" no horizonte filosófico da modernidade. A natureza do “mental”, modalidades e critérios. O problema mente-corpo: dualismo, fisicalismo, funcionalismo, behaviorismo. Teoria da identidade. Concepções de consciência.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso visa verificar a assimilação, reflexão, competência do estudante em relação ao conteúdo que lhe foi ministrado ao longo do Curso e o desenvolvimento da prática de pesquisa, em vista da obtenção do grau de Bacharel em Filosofia. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento ou aprovação impedem a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. Compete à Coordenação de Curso organizar, gerir e supervisionar a realização do Trabalho de Conclusão de Curso e a relação entre estudante orientando e docente orientador. O Trabalho de Conclusão de Curso que se constatar ser cópia total ou parcial de outro TCC ou de qualquer outra publicação, será desqualificado, obedecendo às normas institucionais no que se refere à fraude acadêmica, sem prejuízo de outras sanções. O Trabalho de Conclusão de Curso é regido por normas específicas na instituição e contemplam esclarecimentos sobre elaboração, apresentação, orientação, avaliação, procedimentos e prazos (ANEXO 3). 

O estudante deverá ser aprovado num Exame Oral Compreensivo para obtenção do título de bacharel em Filosofia conforme exige o Regimento. O Exame é realizado perante banca examinadora, composta no mínimo por três docentes, tendo como conteúdo a ser arguido o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pelo estudante. Compete à Coordenação de Curso organizar a constituição e realização das bancas examinadoras. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento ou aprovação impedem a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. O Exame Oral Compreensivo é regido por normas específicas na instituição (ANEXO 3).