TM - Segundo semestre

Objetivos: Estudar temas importantes do Pentateuco e dos livros históricos do Primeiro Testamento, procurando situá-los no seu contexto literário, histórico e teológico. Apresentar e exercitar um método de leitura bíblica que considere os aspectos literários, históricos e teológicos. Entender a experiência de Deus feita pelos Patriarcas e pelo povo do Antigo Israel.

Ementa: Historiografia Deuteronomista (HD): introdução e características. O livro do Deuteronômio: introdução, síntese e análise de alguns textos. Estudo e apresentação dos livros históricos de Josué a 2 Reis. Um estudo comparativo da HD com a obra Cronista. O Pentateuco em questão: o problema e uma breve história da pesquisa. Estudo de Gn 1-11: textos sobre as origens. As tradições patriarcais (Gn 12-50). As tradições do êxodo (Ex 1-15). As tradições do Sinai – Código da Aliança (Ex 19-24). As tradições do deserto (Ex 16-18; Nm 11-20). O código da pureza e da santidade (Lv 1-15 e 17-26).

Objetivo: Conhecer os fundamentos teológicos da comunicação a partir de suas raízes bíblicas e dos documentos pontifícios sobre o tema.

Ementa: Fundamentos bíblicos da comunicação; principais documentos do Magistério sobre comunicação a partir do Concílio Vaticano II (Inter Mirifica); Estudo dirigido e ampliado do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB).

Objetivo: Conhecer a vida da Igreja nos seu início e a sua relação com o Império Romano, primeiro de distanciamento e depois de aproximação. Conhecer o novo período que se dá com a chegada dos povos germânicos.

Ementa: A Igreja nos seus primórdios dentro do contexto histórico e geográfico em que se encontra. As dificuldades de relação entre a Igreja e Império Romano, até o início de século IV. A nova etapa que se inicia com as novas relações entre Império Romano e a Igreja. O novo período de expansão que acontece com a chegada dos povos germânicos.

Objetivo: Conhecer a gramática do grego koinê, para ler, interpretar e exercitar a exegese de textos bí-blicos.

Ementa: Estatuto e valor das traduções bíblicas do grego para o português. Morfologia e sintaxe do grego koinê do Novo Testamento. Exegese de textos seletos.

Objetivo: Iniciar o estudante na “teologia do tempo” para que o aluno conheça o sentido, a história, a estrutura e a teologia do Ano Litúrgico e da Liturgia das Horas e oferecer, por meio dessa base, elementos para uma pastoral litúrgica eficaz.

Ementa: Tempo e teologia na Sagrada Escritura. Teologia da santificação do tempo. Santificação do tempo pela liturgia das horas. Calendário litúrgico. O domingo. Tempo pascal. Tempo comum. Tempo natalino. Nossa Senhora. Santos na liturgia.

Objetivo: Iniciar os estudantes na linguagem, conceituação e epistemologia própria da Teologia Moral, capacitando-o a refletir com propriedade, identificando pertinências e relevâncias da realidade moral.

Ementa: Nexo epistemológico, antropológico e ético com as questões de Moral Fundamental I. Instâncias e problemas fundamentais: a moralidade da conduta humana; doutrina da consciência (com o binômio arbítrio-normas); liberdade e responsabilidade humanas; relação entre liberdade e lei (natural ou eterna); a questão da opção fundamental.

Objetivo: Auxiliar e orientar o aluno a entrar em contato com a riqueza do cristianismo estudando os Padres da Igreja dos primeiros seis séculos do Cristianismo. Ajudar o aluno a conhecer a realidade de cada Padre e sua contribuição para a primeira elaboração e progresso da teologia cristã.

Ementa: Introdução geral. Conceituação da Patrologia e Patrística. Padres Apostólicos e Apologistas. Escola de Lião com Ireneu. Escola de Alexandria com Clemente e Orígenes. A Escola de Cartago com Tertuliano e Cipriano. As Escolas teológicas do séc. IV-V com os principais Padres Gregos e Latinos enfrentando as controvérsias trinitárias, cristológicas, arianismo, maniqueísmo, donatismo, pelagianismo e questões sociais.

Objetivo: Conhecer a Revelação que Deus fez de si mesmo e do seu plano salvífico, através da criação, do ser humano, da história de Israel e, sobretudo, de Jesus Cristo, como norma e paradigma das manifestações atuais de Deus na vida das pessoas e na história.

Ementa: Natureza e universalidade da Revelação no cosmos, na humanidade e nas religiões mundiais. Autocomunicação de Deus Trino na História da Salvação (verba et gesta), do Povo de Israel à encarnação do Verbo. O ser humano “imago Dei”, interlocutor e hermeneuta da Revelação. A Palavra de Deus presente nas Escrituras e na Tradição. Inspiração, inerrância e interpretação do texto bíblico. A plenitude da Revelação em Jesus e sua transmissão na Igreja. Revelação e “revelações privadas”: distinção e discernimento. Atualidade da Revelação para a missão da Igreja.

Objetivo: Conhecer os contextos, autores e escolas teológicas de relevância no trajeto histórico da Igre-ja, especialmente no Ocidente, sua pertinência para a hodierna inteligência e vivência da fé cristã.

Ementa: Estatuto epistemológico e hermenêutico da disciplina. Período pós-apostólico e patrístico: en-saios de aprofundamento, apologia e formulação dogmática, no Oriente e Ocidente. Teologia medieval (sacra pagina, lectio, quaestio) com suas sínteses representativas. Teologia moderna reformada e tridentina, e a polêmica modernista em torno do Concílio Vaticano I. Teologia con-temporânea: teologia dialética, teologia do profundo, teologias transcendentais e teologia da história, com suas escolas e principais autores. O Concílio Vaticano II enquanto marco refe-rencial da teologia. Teologias da práxis e do contexto, com autores principais: teologia do polí-tico, teologia da esperança, teologia da libertação, teologia feminista, teologia antropocêntrica, teologia negra (afro), teologia ecológica. Ensaios recentes, apreciação e perspectivas.

Objetivo geral: contribuir com os acadêmicos ingressantes na complementação dos conhecimentos da etapa de ensino anteriormente frequentada, no auxílio de dificuldades pedagógicas e psicopedagógicas, com o objetivo de que as habilidades e competências do curso de graduação escolhido sejam atingidas, em vista de que docentes e discentes construam processos de ensino-aprendizagem integrais conforme pede a Missão Institucional: “Promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre, em vista a construção de uma sociedade mais humanizada”.