TM - Segundo semestre

Objetivos: Analisar a profecia dentro de seu contexto histórico e, ao mesmo tempo, perceber a linguagem profética enquanto reflexão comunitária que brota a partir do cotidiano de mulheres, homens, crianças e, sobretudo, das pessoas empobrecidas. Propor uma leitura crítica e atualizada dos textos da literatura profética, proporcionando aos alunos e às alunas a aprendizagem de uma metodologia exegética bíblica.

Ementa: Origens da profecia no contexto da sociedade monárquica e tributária de Israel e Judá. Apresentação da profecia e o contexto histórico da transição do período formativo para a monarquia de unida: Saul, Davi, Salomão. Neste contexto, estudar a profecia narrativa de Samuel
até o ciclo de Eliseu. O contexto histórico de Jeú até o fim do Estado de Israel e a invasão do
Império Assírio no Estado de Judá, com uma abordagem da profecia de Amós, Oséias, Isaías
e Miquéias. A profecia no contexto da invasão assíria em Judá até o momento do exílio babilônico (de Sofonias a Jeremias). A profecia no exílio babilônico. Descobrir o contexto sóciohistórico subjacente aos textos. Reler a profecia e reafirmar nosso compromisso com a construção de uma sociedade justa e solidária no contexto em que vivemos
.

Objetivo: A elaboração da monografia visa verificar a assimilação, reflexão e competência do aluno em relação ao conteúdo que lhe foi ministrado ao longo do Curso e sua capacidade de ela-borar um trabalho escrito sobre um tema relevante e específico da área, investigado de for-ma científica e com a metodologia própria do fazer teológico.

Ementa: O tema da monografia está relacionado com dois dos fundamentos da teologia, a saber, Sa-grada Escritura e Teologia Sistemática. O tema relacionado à Sagrada Escritura poderá ser um tópico específico da teologia bíblica ou a análise de uma perícope, seguindo as metodo-logias próprias do saber relacionado. O tema relacionado à Teologia Sistemática deverá estar conexo a um dos tratados desta área.

Objetivo: Proporcionar o conhecimento e aplicação pastoral dos três primeiros livros do Código de Direito Canônico, com uma apresentação panorâmica dos livros I e III, e um destaque para o livro II, base da eclesiologia da atual legislação canônica.

Ementa: A questão da universalidade e da necessidade do direito como fio condutor da organização humana. Introdução geral ao Direito Canônico. As normas gerais que regem o Direito Canônico. A organização da Igreja Católica. Os direitos e deveres dos fiéis. Os Institutos de vida consagrada e as Sociedades de vida apostólica. Múnus de ensinar da Igreja: conteúdo do Magistério e formas de atuação. Alcances administrativos e pastorais.

Objetivo: Conhecer a Igreja na América Latina e no Brasil a partir do século XVI, que se organiza segundo o sistema do padroado, bem como o sistema evangelizador da Igreja desde a colônia até o século o século XX.

Ementa: O processo de formação de Portugal dentro da reconquista da Península Ibérica. O início da expansão ultramarina e a colonização europeia na América Latina. O padroado, a colonização, a missão e a organização da Igreja. Os ciclos missionários, a postura da Igreja com relação à escravidão e a religiosidade popular no Brasil. O século XIX e a Igreja do Brasil. A Igreja durante a República no Brasil e alguns de seus importantes personagens do século XX.

Objetivo: Estudar os fundamentos e a dinâmica do matrimônio como amor conjugal, considerando seus sujeitos, princípios éticos, realizações e perspectivas.

Ementa: Teologia do matrimônio: Antropologia e ética do amor conjugal: amor, relacionamento e estabilidade do matrimônio. Elementos Fundamentais: Amor, diferença sexual e fecundidade. Crise matrimonial, divórcio e segunda união. Amor, ética e fecundidade na família. Direitos da família.

Objetivo: Ter uma percepção teológica do lugar das Religiões no plano da salvação. Conhecer a experiência e doutrina das Religiões não-cristãs vigentes. Educar para o diálogo interreligioso, a partir de critérios cristãos.

Ementa: Especificidade e relação da disciplina com a Soteriologia e a Missiologia. Noções fenomenológicas básicas: hierofania, homo religiosusreligio, ritos e narrativas sagradas. Tradições religiosas vigentes (Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Islam, Kardecismo e Cultos Afrobrasileiros): dados históricos, textos sagrados, doutrina, ética, culto, mística. Movimentos e tendências religiosas recentes. Discernimento teológico à luz do magistério (Nostra aetateDiálogo e anúncio, Dominus Iesus e outros documentos relevantes). A salvação universal em Cristo e o valor salvífico das Religiões. O diálogo inter-religioso: critérios, vias, instâncias, métodos e resultados. Perspectivas teológicas e pastorais. Cultura afro-brasileira: escravidão no Brasil, culto aos orixás, cultura negra.

Objetivo: Situar os ministérios no contexto bíblico, teológico e eclesial, destacando o caráter específico da Ordem (diaconado, presbiterado, episcopado) a partir do sacerdócio messiânico de Jesus Cristo, em vista do exercício colegial do ministério ordenado e da afirmação de uma Igreja toda ministerial.

Ementa: O sacerdócio levítico e sua superação por Jesus Cristo. Os ministérios da Igreja primitiva e a concepção neotestamentária. A sucessão apostólica. A evolução do ministério ordenado: tradição sacerdotal e tradição jurisdicional. Trento e a Reforma. A teologia do ministério ordenado segundo o Vaticano II: hierarquia, colegialidade, ministérios e carismas. Ministério e comunhão eclesial. Sacerdócio comum e ministérios ordenados na Igreja ministerial. As três funções do ministério ordenado: a palavra, o governo e a santificação. Perspectiva de relevância teológica e pastoral.

Objetivo: Ajudar o estudante a compreender o evento e as diversas “linguagens” da salvação.

Ementa: Soteriologia cristã: história, teologia e perspectivas. Raízes e metáforas bíblicas da salvação. Funções redentora, libertadora, divinizante, justificante, expiatória, satisfatória e reconciliadora do Cristo para a humanidade. Soteriologia na Tradição antiga da Igreja. Releituras cristãs ao longo da história. Soteriologias clássicas: Santo Anselmo e Santo Tomás. Algumas soteriologias provenientes da Reforma. A soteriologia subjacente à Teologia da Libertação. O anúncio da salvação, hoje.