Objetivo: possibilitar ao estudante o encerramento das atividades do curso com a presença e a reflexão atual sobre temática de gestão religiosa e paroquial.

Ementa: processos de gestão religiosa e paroquial na contemporaneidade: desafios e perspectivas.

Objetivo: colaborar com o estudante para este perceba a interdependência dos processos de gestão com o cotidiano pastoral e o imperativo do Reino de Deus como guia dos trabalhos e o motivo para o cumprimento e a realização das exigências administrativas e contábeis.

Ementa: os processos de gestão e sua contribuição ao cotidiano pastoral; a vida eclesial e sua relação com os processos de gestão; processos de gestão colegiada e a corresponsabilidade; a implantação e a vivência do Reino de Deus como meta dos processos de gestão e do cotidiano pastoral.

Objetivo: Desenvolver competências e habilidades para a gestão de projetos sociais a partir das orientações da Doutrina Social da Igreja.

Ementa: Planejamento, diagnóstico, cronograma de atividades, cronograma físico financeiro, organização, execução e acompanhamento de projetos sociais. Compreender os novos padrões e arranjos da gestão social. Reforçar e ampliar capacidades de diagnosticar necessidades. Motivar para iniciativas e ações transformadoras, com base na participação, no respeito à diversidade e na solidariedade. Conhecer instrumentos básicos de gestão de projetos sociais. Construção de diagnóstico social (Árvore de Problemas). Trabalhar o monitoramento e avaliação dos projetos sociais.

Objetivo: conhecer o sistema e-Social do Governo Federal, suas funções e sua incidência no cotidiano administrativo contábil das instituições religiosas.

Ementa: introdução e funcionalidade do e-Social; fundamentos legais e os ministérios de governo relacionados em sua estrutura; Áreas de gerenciamento realizadas pelo e-Social; demonstração das funções do sistema; competências relativas ao RH, Contábil e gestores; relação entre empregador e seus empregados a partir do e-Social.

Objetivo: capacitar o estudante para analisar processos de construção e executar obras envolvendo instituições religiosas e paroquiais.

Ementa: aspectos legais referentes aos processos de construção e reforma; planejamento, organização e execução de projetos arquitetônicos: demandas, orçamentos, cronogramas e gerenciamento de obras; a relação entre a arquitetura e a arte sacra: princípios, itinerários e análise de projetos bem e mau sucedidos.