Ementa: Educação como problema filosófico. A busca de sentido da Educação como tarefa da Filosofia. A evolução das correntes que constituem as bases teóricas para as práticas educacionais. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação atuais. Matrizes da Educação Contemporânea: poder, disciplina e autoridade.
Objetivos: Evidenciar e elaborar um conceito de Educação; Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas; Mostrar os temas de discussão sobre Educação propostas pela filosofia contemporânea, contextualizando-os na realidade educacional brasileira.
- Professor: Prof. Silvio dos Santos
Ementa: A formação do pensamento filosófico no contexto da cultura grega antiga. A crítica da cultura grega: a Sofística e Sócrates. Apogeu do pensamento antigo: Platão e Aristóteles. As Escolas Helenísticas. Passagens da Filosofia Antiga para a Filosofia Cristã Medieval.
Objetivos: Proporcionar informações básicas sobre os principais autores e escolas de pensamento antigo, suas questões teóricas e, em conseqüência, possibilitar o conhecimento das continuidades e contrastes com o pensamento filosófico posterior. A partir do contato com textos antigos estimular a reflexão pessoal e coletiva sobre a essência da atitude filosófica.
- Professor: Prof. Marcelo Pereira de Andrade
Ementa: Origem e natureza da Filosofia.
Objetivos: Levar o aluno à compreensão dos elementos constitutivos da Filosofia, de modo que possa desenvolver sua capacidade de análise e síntese ante o mundo que o cerca e o ser humano. Proporcionar ao estudante a apreensão das principais escolas, teorias e pensadores, que se apresentam através dos tempos. Desenvolver oportunidades de reflexões e debates que proporcionem ao aluno o modo do fazer filosófico em termos de domínio, posturas e atitudes que possam favorecer essa prática.
- Professor: Prof. Gilberto Heleno
Ementa: Introdução geral. Elementos básicos para a compreensão da língua latina. As declinações. Vocabulário e verbos elementares na Filosofia. Iniciação à leitura e interpretação textual.
Objetivos: Oferecer ao estudante introdução ao estudo da língua latina para o estudo instrumental de textos da tradição filosófica, incutindo-lhe o espírito crítico de observação e de análise em vista da pesquisa e o estudo das fontes.
- Professor: Prof. Lucas Luís Matheus de Mello
Ementa: Leitura dirigida de textos filosóficos do período da Filosofia Antiga, como introdução aos modos filosóficos de leitura da realidade.
Objetivos: Garantir ao estudante de Filosofia a leitura e análise de textos filosóficos. Desenvolver no estudante o exercício da construção escrita, cuidando-se das exigências próprias da produção acadêmica. Educar o olhar, as inteligências múltiplas e o coração para ler, compreender e refletir textos filosóficos a partir do universo prático em que estamos inseridos, ou seja, a corporeidade em suas mais diversas dimensões.
- Professor: Prof. Gilberto Heleno
Ementa: Revisão da Gramática Normativa para a leitura e a produção de gêneros textuais que circulam no meio acadêmico. Aspectos discursivos, pragmáticos e contextuais do resumo e da resenha acadêmicos.
Objetivos: Revisar aspectos da Gramática Normativa e aplicá-los à produção de textos. Propor um ensino sistemático da leitura e da escrita de determinados textos acadêmicos de forma a contribuir para a interação do aluno com esses gêneros textuais.
- Professor: Profª. Adriana Cintra de Carvalho
Ementa: História, alcances e limites da lógica. Verdade e validade. Partes e fundamentos da lógica greco-medieval: a teoria silogística. Sofismas.
Objetivos: Elaborar uma crítica à auto-suficiência racionalista (questionamento de limites da razão humana). Propiciar maior desenvoltura na análise de textos; Analisar o silogismo e os principais argumentos sofísticos, utilizados cotidianamente.
- Professor: Prof. Maurício Martins Alves
Ementa: A organização da vida de estudo na Universidade. Leitura e Trabalho científico. Elaboração e apresentação de trabalhos escritos e orais. Bases epistemológicas das abordagens de investigação científica e a instrumentalização para pesquisa. A disciplina se coloca numa abordagem teórico-prática interdisciplinar.
Objetivos: Praticar um olhar atento e, conseqüentemente, construir um papel ativo, no seu próprio processo de formação e postura investigativa que acompanhe sua prática profissional; Aproximar-se e refletir sobre o processo de produção e divulgação do conhecimento; Desenvolver habilidades, conhecimentos, competências e atitudes que instrumentalizam o processo investigativo acadêmico; Levar o aluno a assumir um papel ativo no seu próprio processo de formação e desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva em sua prática educativa.
- Professor: Prof. Marcelo Henrique de Souza
Ementa: Relações entre a Psicologia e a Filosofia. Principais correntes e tendências da psicologia moderna.
Objetivos: Possibilitar ao aluno uma compreensão panorâmica das principais correntes e tendências da psicologia moderna que tiveram maior impacto sobre as ciências humanas. Analisar relações entre a Psicologia e a Filosofia. Fornecer argumentos teóricos para maior compreensão do ser humano e sua construção intrapsíquica.
- Professor: Prof. Daniel Cardozo Severo
Objetivo geral: contribuir com os acadêmicos ingressantes na complementação dos conhecimentos da etapa de ensino anteriormente frequentada, no auxílio de dificuldades pedagógicas e psicopedagógicas, com o objetivo de que as habilidades e competências do curso de graduação escolhido sejam atingidas, em vista de que docentes e discentes construam processos de ensino-aprendizagem integrais conforme pede a Missão Institucional: “Promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre, em vista a construção de uma sociedade mais humanizada”.
- Professor: Profª. Rosemary Psico - Pp.