TM - Primeiro Semestre

Objetivo: Iniciar-se no campo da teologia e prática ecumênicas. Perceber a busca da unidade como fato histórico e teológico das Igrejas e Comunidades batismais. Conhecer a contribuição das diferentes Confissões cristãs ao ecumenismo. Estudar os principais documentos resultantes do diálogo ecumênico. Oferecer orientações para a prática católica do ecumenismo. Incentivar o compromisso e o engajamento dos alunos no diálogo ecumênico.

Ementa: A teologia da unidade sob o marco da história da salvação (abordagem bíblico-magisterial). Ecumene e koinonia na constituição da Igreja de Cristo. Leitura teológico-pastoral da busca de unidade por parte das Igrejas e Comunidades batismais, no Oriente e Ocidente. Caracterização das famílias confessionais. O movimento ecumênico: fundamentos bíblicos, espiritualidade, desenvolvimento, método, organismos, níveis de ação e resultados. Princípios católicos do diálogo ecumênico: Unitatis redintegratio, Ut unum sint, Diretório ecumênico e documentos relevantes. Estudo das declarações conjuntas. Dimensão pastoral do Ecumenismo na América Latina e no Brasil. Apreciação e perspectivas.

Objetivo: Conhecer as grandes linhas do desenvolvimento do discurso escatológico, focando a escatologia sob a ótica da “teologia da esperança” e situando-a no conjunto da fé professada.

Ementa: Articulações da Escatologia com a Antropologia e a Teologia da Graça. Categorias hermenêuticas e terminológicas do êschaton (pessoa, corpo, plenitude, vida, morte, juízo, ressurreição, eternidade). Horizonte escatológico das Escrituras judaicas (AT) e cristãs (NT). O evento Jesus Cristo como realização escatológica: “vinda” do Reino de Deus, mistério pascal e princípio de “novos céus e nova terra”. Escatologia coletiva e escatologia pessoal em relação aos “novíssimos”. Esperança histórica e esperança escatológica na teologia contemporânea. Apreciação e perspectivas catequético-pastorais.

Objetivo: Conhecer o estatuto da disciplina entre as áreas do saber da Teologia, seus conceitos e distinções. Partindo de documentos magisteriais, estudar as fontes da espiritualidade cristã, suas dimensões e o seu proprium.

Ementa: Especificidade e relação da Teologia Espiritual com as demais disciplinas teológicas. Conceituação, método e abrangência. O proprium da espiritualidade cristã, com seus lugares, fontes e fundamentos. Espiritualidade, mística, misticismo e espiritualismo: expressões e discerni-mento. Elementos da Espiritualidade Cristã (vida teologal, vocação à santidade, discipulado, virtudes evangélicas, ascese cristã, oração, vida sacramental, serviço da caridade, carismas específicos, martírio, conflitos). Delineamentos do itinerário espiritual cristão.

Objetivo: Conhecer a origem e evolução da Paróquia, com sua organização, funcionamento e administração, detalhando os aspectos canônico, pastoral e cível, para que o estudante apreenda os elementos básicos da gestão paroquial.

Ementa: O que é gestão paroquial? Paróquia sua origem e evolução histórica. Paróquia no Vaticano II. Paróquia segundo o Direito canônico: conceito de pároco, paróquia, vigário paroquial, conselho econômico, conselho pastoral. Estudo dos cânones 515-552;1732-1752. Questões sacramentais.

Objetivo: Conhecer os princípios, concepções e a aplicabilidade da Doutrina Social da Igreja, em res-posta às questões epocais da sociedade.

Ementa: Âmbito e especificidade da Doutrina Social da Igreja (DSI) no quadro da Ética Social cristã. Fundamentos bíblico-teológicos. Percurso histórico, método e aplicabilidade da DSI. Princípios e valores permanentes (dignidade e direitos da pessoa humana, sociabilidade, bem comum, princípio da propriedade privada, primado do trabalho sobre o capital, solidariedade e subsidiariedade, concepção de sociedade, justiça e paz, destino universal dos bens). Encícli-cas sociais e documentos relevantes. Abordagens temáticas em DSI: Política, Desenvolvi-mento, Economia, Cultura, Direitos Humanos (considerando as exigências da Resolução MEC/CNE Nº 1, de 30 de maio de 2012 sobre os Direitos Humanos). Ação eclesial e Pastorais Sociais.

Objetivo: Desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão dos conteúdos teológico-pastorais e sua aplicação em âmbito ético, social, cultural e ecológico para que ele possa desenvolver projetos pastorais eficazes que viabilizem a superação de problemas sócio pastorais e capa-citar-se para a vida como profissional no âmbito da Teologia.

Ementa: A relação entre Fé e a realidade e sua relevância para o diálogo entre a teologia e a prática pastoral. A necessidade do conhecimento da realidade, seus problemas e seus desafios. A importância da ciência teológica como critério de análise dos problemas relacionados à vida pastoral. A prática do estágio como caminho para a capacitação profissional.

Objetivo: Estudar os sacramentos e outros atos de culto divino na sua dimensão jurídica com vista à vida e ação pastoral da Igreja, com destaque aos sacramentos do batismo, penitência e matrimônio; bem como esclarecer o sentido pastoral das sanções penais e dos caminhos processuais pelos quais a Igreja exerce a justiça e o dever de procurar a salvação de todos.

Ementa: Os meios de a Igreja exercer seu múnus de santificar. Dimensão Canônico-pastoral dos sacramentos. Fortalecimento e manifestação da comunhão eclesial. Poder coativo e da disciplina processual da Igreja. Misericórdia da Igreja. Direito de defesa do fiel. Finalidade e uso adequado das sanções penais. Utilidade pastoral dos Tribunais Eclesiásticos.

Objetivo: A elaboração da monografia visa verificar a assimilação, reflexão e competência do aluno em relação ao conteúdo que lhe foi ministrado ao longo do Curso e sua capacidade de elaborar um trabalho escrito sobre um tema relevante e específico da área, investigado de forma científica e com a metodologia própria do fazer teológico.

Ementa: O tema da monografia está relacionado com dois dos fundamentos da teologia, a saber, Sagrada Escritura e Teologia Sistemática. O tema relacionado à Sagrada Escritura poderá ser um tópico específico da teologia bíblica ou a análise de uma perícope, seguindo as metodologias próprias do saber relacionado. O tema relacionado à Teologia Sistemática deverá estar conexo a um dos tratados desta área.

Objetivo: Oferecer uma visão global do período pós-exílio, partindo da crise da profecia e do nascimento da apocalíptica até a consolidação do judaísmo, aprofundando o conceito de sabedoria através da análise dos Salmos e dos livros sapienciais.

Ementa: Introdução histórico-teológica. Estudo dos Salmos e demais Livros sapienciais (Jó, Coélet, Cântico dos Cânticos etc.). O livro da Sabedoria e seu alcance teológico para a cristologia. História do Pós-exílio, judaísmo primitivo e lugar dos Livros sapienciais no cânon da Bíblia Hebraica.

Objetivo: Apresentar a formação do Evangelho de João como fato histórico e literário, e analisar a teologia que os escritos transmitem.

Ementa: Introdução geral ao Evangelho de João. A comunidade do “discípulo amado”. Estrutura e linguagem do Quarto Evangelho. Dimensão teológica de temas e termos característicos do evangelho. Análise exegética de alguns capítulos do evangelho