OBJETIVO ESPECÍFICO:

Apresentar o projeto de pesquisa da Pós-graduação em Mariologia e as possibilidades de TCCs a serem desenvolvidos pelos alunos. Indicar a Metodologia Científica utilizada pela Faculdade Dehoniana.  Orientar os alunos na elaboração do seu Projeto de Pesquisa.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

ALMEIDA, J.C., GERALDO MINÉ, Márcia. Guia de Estudos da Pós-graduação em Mariologia. Taubaté: Faculdade Dehoniana, 2021.

FACULDADE DEHONIANA. Manual de Metodologia Científica.  Taubaté: pro-manuscripto, 2021. 

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Dogma da Virgindade: elementos bíblicos, históricos e teológicos. Concepção Virginal em Mateus e Lucas. A problemática dos “irmãos de Jesus”. As interpretações nos apócrifos e na patrística sobre a opção celibatária de Maria. A síntese na “Vida de Maria” de Epifânio, o monge. A virgindade no parto e a visão gnóstica. Interpretações atuais sobre o dogma da virgindade perpétua. Maria virgem nas Igrejas cristãs.Dogma da Assunção: elementos bíblicos, históricos e teológicos. Morte e ressurreição na Bíblia: visão panorâmica. Versões sobre o final da vida de Maria. Os apócrifos do “Trânsito de Maria” e a representação iconográfica da “Dormição”. O esquema dual da escatologia e seu impacto no dogma. A contribuição do Vaticano II (destaques da Lumen Gentium). Visões contemporâneas sobre Morte e Vida eterna e a Assunção. Consequências para a pastoral e a espiritualidade.

  • Compreender as três diferentes partes que compõem o dogma da Virgindade de Maria: concepção virginal, opção celibatária, parto virginal.
  • Tomar conhecimento das fontes originárias (bíblia e tradição eclesial) que levaram à definição dogmática da virgindade.
  • Reinterpretar o dogma a partir da antropologia e da teologia contemporânea.
  • Compreender a visão predominante de morte e ressurreição na bíblia, como fundamento para o dogma da Assunção.
  • Tomar conhecimento das versões sobre o final da vida de Maria e dos apócrifos do trânsito.
  • Identificar as principais características da escatologia clássica (dual) e a contemporânea, que influenciam a formulação do dogma.
  • Mapear a contribuição do Vaticano II para compreender a assunção “no mistério de Cristo e da Igreja”.
  • Conhecer os principais momentos históricos até a definição do dogma, em 1950.
  • Elaborar uma síntese pessoal, na perspectiva da pastoral ou da espiritualidade, relacionando a glorificação de Maria com a vida cristã.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

MURAD, Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.

DE FIORES, S; MEO, S. (orgs). Dicionário de Mariologia. São Paulo: Paulus, 1995. (verbetes: Assunção, Virgindade)

TEMPORELLI, Clara. Maria, mulher de Deus e dos pobres; Releitura dos dogmas marianos. São Paulo: Paulus, 2011.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Com olhar próprio da Antropologia e da Teologia da Graça, rever o debate que culminou com a promulgação do Dogma da Imaculada Conceição, em 1854. Analisar os argumentos de maculistas e imaculistas. Indicar algumas consequências teológico-pastorais desta formulação dogmática.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

MURAD, Afonso. Maria: Toda de Deus e tão humana; Compêndio de Mariologia. São Paulo: Paulinas & Santuário, 2012.

PAREDES, José C. Rey García. Mariologia; Síntese bíblica, histórica e sistemática. São Paulo: Ave Maria, 2009.

SCHEEBEN, M. –J. As maravilhas da graça divina. São Paulo: Cultor de Livros, 2015.

TEMPORELLI, Clara. Maria, mulher de Deus e dos pobres; Releitura dos dogmas marianos. São Paulo: Paulus, 2011.

Video: DUNS SCOTUS - A defesa da Imaculada Conceição (online), 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H68RYLTY3ag>. Acesso em: 13 de junho de 2021.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Indicar elementos para uma leitura iconográfica e iconológica da obra de Cláudio Pastro na Basílica Nacional de Aparecida. Criar condições para que os estudantes façam a hermenêutica da imagem.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

PASTRO, Cláudio; COLOMBINI, Fábio. Aparecida: guia da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Aparecida: Santuário, 2013.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Indicar a trajetória dos primeiros Concílios e da reflexão patrística até chegar à definição do Dogma da Maternidade Divina (Theotokos). Verificar a sensibilidade em relação a este dogma no cristianismo oriental e ocidental. Impacto teológico-pastoral da afirmação da virgem-mãe. Verificar a conexão deste dogma com a superação do culto das “deusas-mães”. Relevância cristológica desta afirmação dogmática. Caminhos da devocionalização do dogma.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

GARCIA PAREDES, J.C.R. Mariologia. Síntese bíblica, histórica e sistemática. São Paulo: Ave Maria, 2011.Cap. V: Maria e as deusas. O contexto religioso da Ásia Menor. p.155-181.Cap. VII: II. Maria, a Mãe de Deus. p.235-243.

MURAD Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.Cap. VIII: I. O dogma de “Maria, Mãe de Deus”. p.135-150.

TEMPORELLI, Clara. Maria, mulher de Deus e dos pobres. Releitura dos dogmas marianos. São Paulo: Paulus,2010. Cap. II: Maternidade de Maria: a Theotokos, p. 23-75.