Opções de inscrição

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Indicar a trajetória dos primeiros Concílios e da reflexão patrística até chegar à definição do Dogma da Maternidade Divina (Theotokos). Verificar a sensibilidade em relação a este dogma no cristianismo oriental e ocidental. Impacto teológico-pastoral da afirmação da virgem-mãe. Verificar a conexão deste dogma com a superação do culto das “deusas-mães”. Relevância cristológica desta afirmação dogmática. Caminhos da devocionalização do dogma.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

GARCIA PAREDES, J.C.R. Mariologia. Síntese bíblica, histórica e sistemática. São Paulo: Ave Maria, 2011.Cap. V: Maria e as deusas. O contexto religioso da Ásia Menor. p.155-181.Cap. VII: II. Maria, a Mãe de Deus. p.235-243.

MURAD Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.Cap. VIII: I. O dogma de “Maria, Mãe de Deus”. p.135-150.

TEMPORELLI, Clara. Maria, mulher de Deus e dos pobres. Releitura dos dogmas marianos. São Paulo: Paulus,2010. Cap. II: Maternidade de Maria: a Theotokos, p. 23-75.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.