FM - Segundo semestre

Ementa: Com o objetivo de ensejar aos alunos aprofundamento temático e interdisciplinar, aprimoramento da reflexão filosófica no contato com outras áreas da cultura e interação com a comunidade, o estudante deverá cumprir com a carga horária prevista para as Atividades Complementares indicadas nesse projeto. Por constituir componente curricular obrigatório, o não cumprimento homologado da carga horária impede a conclusão definitiva do curso e a participação na Colação de Grau. A orientação e a gestão do processo, bem como a homologação das atividades realizadas pelos estudantes, estão sob os cuidados da Coordenação de Curso. As Atividades Complementares são regidas por normas específicas na instituição que indicam as modalidades aceitas, as formas de realização, os prazos de apresentação, e demais informações pertinentes.

Atenção: O formulário para registro das atividades complementares realizadas neste semestre está disponível para impressão nesta sala.

Ementa: Idade Média e Filosofia – A filosofia cristã e as raízes helenísticas – A Filosofia Cristã Medieval: sua formação; seus expoentes; as grandes escolas – As transições para a Modernidade

Objetivos: Levar o aluno ao conhecimento dos principais instrumentos de pesquisa e problemas da Filosofia Cristã Medieval. Possibilitar a reflexão sobre o espírito da filosofia cristã, seus fundamentos metafísicos, éticos e políticos.

Ementa: Conteúdo focado na leitura e interpretação de textos filosóficos clássicos (Idade Média). Produção de textos filosóficos expressando os principais conceitos da obra em questão e que demonstre a capacidade de reflexão do estudante.

Objetivos: Educar o olhar, as inteligências múltiplas e o coração para ler, compreender e refletir textos filosóficos da Idade Média, exercitando a habilidade de exprimir sua reflexão por escrito, por meio da produção de textos filosóficos.
Desenvolver no estudante o exercício da construção escrita, cuidando-se das exigências próprias da produção acadêmica, particularmente das epistemológicas.
Desenvolvimento do caráter interdisciplinar entre as disciplinas do período

Ementa: Revisão da Gramática Normativa. Discussão dos mecanismos organizacionais, coesivos e enunciativos dos artigos científicos.

Objetivos: Estudar sistematicamente a construção de períodos e parágrafos, o emprego dos sinais de pontuação, bem como o emprego dos pronomes pessoais do caso oblíquo e dos pronomes relativos, dando ênfase à sintaxe e à semântica; revisar aspectos da ortografia; reconhecer o artigo científico e seu folhado textual: estrutura global, mecanismos de coesão, inserção de vozes, modalizações.

Ementa: Perelman e a Nova Retórica. Lógica deôntica. O referencial de discurso da lógica moderna e contemporânea. Cálculo proposicional. Cálculo dos predicados.

Objetivos: Elaborar uma crítica à auto-suficiência racionalista (questionamento de limites da razão humana). Propiciar maior desenvoltura na análise de textos. Analisar argumentações não-formais (dialéticas), utilizadas cotidianamente. Analisar as principais argumentações do cálculo de primeira ordem, utilizadas cotidianamente.

Ementa: Educação como problema filosófico. A busca de sentido da Educação como tarefa da Filosofia. A evolução das correntes que constituem as bases teóricas para as práticas educacionais. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação atuais. Matrizes da Educação Contemporânea: poder, disciplina e autoridade.

Objetivos: Evidenciar e elaborar um conceito de Educação. Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas. Mostrar os temas de discussão sobre Educação propostas pela filosofia contemporânea, contextualizando-os na realidade educacional brasileira.

Ementa: Vocabulário e verbos elementares na Filosofia. Iniciação à leitura e interpretação textual a partir de textos filosóficos.

Objetivos: Oferecer ao estudante introdução ao estudo da língua latina para o estudo instrumental de textos da tradição filosófica, incutindo-lhe o espírito crítico de observação e de análise em vista da pesquisa e o estudo das fontes.

Ementa: Principais escolas da psicologia e suas contribuições para a educação. O construtivismo de Piaget e o interacionismo de Vygotsky e Wallon.

Objetivos: Discutir as transformações que se processam durante os vários estágios da vida humana; Relacionar criticamente situações pedagógicas concretas e teorias sobre o desenvolvimento humano, questionando os modelos epistemológicos subjacentes, bem como as visões de educação veiculadas.

Ementa: Analisar, sob um prisma histórico e critico, as principais escolas do pensamento sociológico - em especial os principais teóricos (clássicos) da sociologia: Durkheim, Max Weber e Karl Marx -,  enfatizando: O desenvolvimento do pensamento sociológico e a conjuntura que propiciou a elaboração das diferentes abordagens sociológicas. O processo histórico de constituição das diferentes formas de Estado, tomando o mundo moderno como ponto de partida. O estudo histórico das origens das desigualdades sociais e das interpretações que diversos pensadores fizeram sobre elas. A questão do Trabalho na sociedade capitalista, bem como a questão do Trabalho no Brasil.

Objetivos: Proporcionar aos alunos meios para conhecer melhor a sociedade e seu principais mecanismos, através de alguns conceitos básicos da sociologia. Levar o estudante a refletir sobre a vida social e o modo como participam nessa vida social, como a influenciam e como são influenciados pela mesma. Fornecer subsídios para a análise do sistema capitalista, com suas influências sobre o mundo moderno.

Objetivo geral: contribuir com os acadêmicos ingressantes na complementação dos conhecimentos da etapa de ensino anteriormente frequentada, no auxílio de dificuldades pedagógicas e psicopedagógicas, com o objetivo de que as habilidades e competências do curso de graduação escolhido sejam atingidas, em vista de que docentes e discentes construam processos de ensino-aprendizagem integrais conforme pede a Missão Institucional: “Promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre, em vista a construção de uma sociedade mais humanizada”.