Ementa: Idade Média e Filosofia – A filosofia cristã e as raízes helenísticas – A Filosofia Cristã Medieval: sua formação; seus expoentes; as grandes escolas – As transições para a Modernidade
Objetivos: Levar o aluno ao conhecimento dos principais instrumentos de pesquisa e problemas da Filosofia Cristã Medieval. Possibilitar a reflexão sobre o espírito da filosofia cristã, seus fundamentos metafísicos, éticos e políticos.
- Professor: Prof. Marcelo Pereira de Andrade
Ementa: Conteúdo focado na leitura e interpretação de textos filosóficos clássicos (Idade Média). Produção de textos filosóficos expressando os principais conceitos da obra em questão e que demonstre a capacidade de reflexão do estudante.
Objetivos: Educar o olhar, as inteligências múltiplas e o coração para ler, compreender e refletir textos filosóficos da Idade Média, exercitando a habilidade de exprimir sua reflexão por escrito, por meio da produção de textos filosóficos.
Desenvolver no estudante o exercício da construção escrita, cuidando-se das exigências próprias da produção acadêmica, particularmente das epistemológicas.
Desenvolvimento do caráter interdisciplinar entre as disciplinas do período
- Professor: Prof. Gilberto Heleno
Ementa: Revisão da Gramática Normativa. Discussão dos mecanismos organizacionais, coesivos e enunciativos dos artigos científicos.
Objetivos: Estudar sistematicamente a construção de períodos e parágrafos, o emprego dos sinais de pontuação, bem como o emprego dos pronomes pessoais do caso oblíquo e dos pronomes relativos, dando ênfase à sintaxe e à semântica; revisar aspectos da ortografia; reconhecer o artigo científico e seu folhado textual: estrutura global, mecanismos de coesão, inserção de vozes, modalizações.
- Professor: Profª. Adriana Cintra de Carvalho
Ementa: Perelman e a Nova Retórica. Lógica deôntica. O referencial de discurso da lógica moderna e contemporânea. Cálculo proposicional. Cálculo dos predicados.
Objetivos: Elaborar uma crítica à auto-suficiência racionalista (questionamento de limites da razão humana). Propiciar maior desenvoltura na análise de textos. Analisar argumentações não-formais (dialéticas), utilizadas cotidianamente. Analisar as principais argumentações do cálculo de primeira ordem, utilizadas cotidianamente.
- Professor: Prof. Maurício Martins Alves
Ementa: Educação como problema filosófico. A busca de sentido da Educação como tarefa da Filosofia. A evolução das correntes que constituem as bases teóricas para as práticas educacionais. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação atuais. Matrizes da Educação Contemporânea: poder, disciplina e autoridade.
Objetivos: Evidenciar e elaborar um conceito de Educação. Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas. Mostrar os temas de discussão sobre Educação propostas pela filosofia contemporânea, contextualizando-os na realidade educacional brasileira.
- Professor: Prof. Gilberto Heleno
Ementa: Vocabulário e verbos elementares na Filosofia. Iniciação à leitura e interpretação textual a partir de textos filosóficos.
Objetivos: Oferecer ao estudante introdução ao estudo da língua latina para o estudo instrumental de textos da tradição filosófica, incutindo-lhe o espírito crítico de observação e de análise em vista da pesquisa e o estudo das fontes.
- Professor: Prof. Lucas Luís Matheus de Mello
Ementa: Principais escolas da psicologia e suas contribuições para a educação. O construtivismo de Piaget e o interacionismo de Vygotsky e Wallon.
Objetivos: Discutir as transformações que se processam durante os vários estágios da vida humana; Relacionar criticamente situações pedagógicas concretas e teorias sobre o desenvolvimento humano, questionando os modelos epistemológicos subjacentes, bem como as visões de educação veiculadas.
- Professor: Prof. Daniel Cardozo Severo
Ementa: Analisar, sob um prisma histórico e critico, as principais escolas do pensamento sociológico - em especial os principais teóricos (clássicos) da sociologia: Durkheim, Max Weber e Karl Marx -, enfatizando: O desenvolvimento do pensamento sociológico e a conjuntura que propiciou a elaboração das diferentes abordagens sociológicas. O processo histórico de constituição das diferentes formas de Estado, tomando o mundo moderno como ponto de partida. O estudo histórico das origens das desigualdades sociais e das interpretações que diversos pensadores fizeram sobre elas. A questão do Trabalho na sociedade capitalista, bem como a questão do Trabalho no Brasil.
Objetivos: Proporcionar aos alunos meios para conhecer melhor a sociedade e seu principais mecanismos, através de alguns conceitos básicos da sociologia. Levar o estudante a refletir sobre a vida social e o modo como participam nessa vida social, como a influenciam e como são influenciados pela mesma. Fornecer subsídios para a análise do sistema capitalista, com suas influências sobre o mundo moderno.
- Professor: Prof. Silvio dos Santos
Objetivo geral: contribuir com os acadêmicos ingressantes na complementação dos conhecimentos da etapa de ensino anteriormente frequentada, no auxílio de dificuldades pedagógicas e psicopedagógicas, com o objetivo de que as habilidades e competências do curso de graduação escolhido sejam atingidas, em vista de que docentes e discentes construam processos de ensino-aprendizagem integrais conforme pede a Missão Institucional: “Promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre, em vista a construção de uma sociedade mais humanizada”.
- Professor: Profª. Rosemary Psico - Pp.